quinta-feira, 3 de março de 2011

Projeto Pescando Conhecimentos

Esse blog será utilizado para registrar as atividades desenvolvidas durante o projeto Pescando Conhecimentos, a realizar-se com os estudantes do Ensino Fundamental II, das Escolas Municipais Padre Luis Barbosa Leite, na sede de Piaçabuçu e Douglas Apratto Tenório, no povoado Pontal do Peba, sob coordenação da Professora de Arte Dalva de Castro, durante o ano de 2011.

Objetivos:
Identificar as espécies de peixes do e no Rio São Francisco, seus habitats, processos e dificuldades para sua reprodução, práticas pesqueiras relacionadas, etc.;
Identificar as principais práticas predatórias realizadas na cidade de Piaçabuçu, analisar suas conseqüências e organizar campanhas de conscientização;
Registrar, por amostragem, o volume da produção de pescado na cidade de Piaçabuçu, durante os meses de março a outubro de 2011 e comparar os resultados com a produção de anos anteriores;
Elaborar, em parceria com outros atores interessdos, documento com informações capazes de subsidiar futuras elaborações de projetos objetivando o melhor uso e beneficiamento da produção pesqueira em Piaçabuçu.

ATIVIDADES:
Pesquisas (Bibliográfica, Sitográfica, de Campo), entrevistas, fotografias;
Leitura compartilhada de histórias, poesias, notícias e outros textos;
Audição e execução de músicas que versem sobre o tema;
Elaboração e execução de performances sobre o tema;
Desenho, pintura, escultura;
Organizar e fazer circular, por mídia impressa (fanzine) e virtual (blog), os conhecimentos construídos durante o projeto: informações sobre a pesca e sua cadeia produtiva; legislação ambiental; a realidade da pesca em Piaçabuçu; denúncias de práticas predatórias.

ETAPAS DO PROJETO

1 - SOBRE A PESCA
O que se pesca?
Com que quê e como se pesca cada espécie: (tipo de rede, isca, artefato, etc.
Que perigos são enfrentados durante a pesca?
Pesca predatória.
Defeso.

2 – SOBRE AS EMBARCAÇÕES
Que tipo de embarcações existe em Piaçabuçu?
Quais as partes que fazem essas embarcações (vela, motor, remo, etc.)
Quem as faz?
Quem as pinta?
Como são os desenhos e as pinturas feitas nas embarcações?

3 – SUSTENTABILIDADE
A cadeia produtiva da pesca em Piaçabuçu
Direitos e deveres do pescador
Alternativas para melhor aproveitamento do pescado

4 – FESTAS, MITOS e LENDAS
Que manifestações artísticas, de lazer ou sabedoria popular estão associadas a pesca e seu entorno?

Nenhum comentário:

Postar um comentário