terça-feira, 15 de março de 2011

O QUE É ARTE?

ESSE TEXTO É RETIRADO DO LIVRO CULTURA E TURISMO, DO PROJETO CAMINHOS DO FUTURO
MINIST´RIO DO TURISMO - AVT/IAP - NT/USP
TODO SEU CONTEÚDO PODE SER ENCONTRADO NO SITE: http://www.caminhosdofuturo.com.br/site/arquivos/livros/cultura.pdf

Arte é uma atividade humana que compreende a expressão e a representação de sensações, da cultura (acréscimo da professora) ou da natureza, de forma criativa e estética, ou seja, é a “ciência do belo”.

Segundo o filósofo alemão Hegel (1770-1831), há várias concepções de arte: Imitação da natureza; Despertar da alma; Função moralizadora.

Seja como for e em que tempo ocorreu, sabemos que: As obras de arte não são produtos naturais, mas sim realizações humanas; São criadas pelo homem, baseadas no mundo sensível e dirigidas aos sentidos do ser humano.

Ao longo da História, a produção artística transformou-se de acordo com o modo de organização social e econômica e com as descobertas técnicas e científicas. Portanto, a arte não pode e não deve ser compreendida de forma alienada da própria História da Humanidade.

Hoje, quando se fala em arte, é preciso especificar exatamente sobre o que está se falando, uma vez que as formas de expressão artística são muitas. Fala-se em sétima arte - o cinema - mas existem mais formas de expressões artísticas, algumas ainda nem definidas.

O termo Belas-Artes costuma indicar as artes plásticas, principalmente a pintura, a escultura e a arquitetura.

Porém, vamos destacar outras formas de expressão artística como a dança, a música, o teatro, o cinema, além das formas derivadas e compostas de expressão artística.

ESCULTURA - Arte tridimensional que utiliza rochas variadas como granito, marfim, mármore, metais, madeira, chifres, conchas, penas, dentes de animais e, no final do século XX, materiais sintéticos, para a elaboração de peças e imagens representativas.

PINTURA - Expressão plástica bidimensional que compreende as representações pictóricas (retratos, paisagens, cenas, objetos ou elementos da natureza), as formas geométricas e representações abstratas (não-figurativas). A pintura é responsável por registros históricos desde o tempo em que o homem habitava as cavernas.

ARQUITETURA - Arte de construir e edificar, é a expressão artística que identifica de forma mais imediata e externa toda uma sociedade ou período. A arquitetura revela muito da história, do modo de organização, dos hábitos, das dificuldades de uma sociedade. E pode ainda ser vista como uma “obra de arte”.

DANÇA - Forma de arte que utiliza, basicamente, a expressão corporal. A dança, juntamente com a música, em alguns momentos da História do homem, esteve vinculada aos rituais de magia, festas profanas e religiosas. Atualmente, há várias formas e estilos de dança, uso de terminologia específica e a atividade ganhou status de espetáculo. As danças folclóricas e os folguedos continuam a fazer parte da vida social de algumas comunidades, porém, nos centros urbanos, dançar tornou-se sinônimo de cuidado com o corpo e lazer.

MÚSICA - Expressão artística que utiliza sons produzidos e organizados pelo homem com ou sem uso de instrumentos. Já existia nos rituais mágicos das sociedades primitivas e continua tendo uma participação importante nas comunidades religiosas. Pode se manifestar por meio de orquestras, corais, bandas, solistas vocais ou instrumentais, e sofreu importantes transformações nas últimas décadas com o advento de instrumentos elétricos, dos sintetizadores e das modernas técnicas de gravação.

TEATRO - A palavra teatro pode significar o imóvel onde se realizam espetáculos ou a arte de representar, em que se faz necessária a presença de três elementos: o ator, o texto e o público. De posse desses três elementos, a expressão teatral ocorre, podendo fazer uso de recursos de outras “artes” como a música, a literatura, a dança, a pintura, a escultura, a arquitetura, e também o vídeo, a fotografia, o cinema. O teatro popular, de rua, de bonecos, nas pequenas cidades, é um catalisador cultural.

CINEMA - É também considerada uma forma de arte dramática como o teatro, porém utiliza-se de uma tecnologia mais recente, como câmeras e técnica de edição.
Além destas formas de expressão, podemos ainda citar a fotografia, uma precursora do cinema; as modernas “instalações”, que são um misto de cenografia e escultura; as performances, que podem ser consideradas uma forma de teatro relâmpago, etc.

1) Leia o trecho da música Sambada dos Mestres, de Antônio Nóbrega e Wilson Freire, e responda as questões a seguir:

As sete chaves das artes
Eu trago todas comigo.
Com elas na minha mão
Enfrento qualquer perigo.
As tenho como presentes
dos mestres, grandes amigos.

• O que quer dizer as sete chaves das artes?
• Quais seriam estas sete chaves?
• Por que elas possibilitam enfrentar qualquer perigo?
• Quais são os mestres do texto?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário