terça-feira, 15 de março de 2011

COMO ENTENDER A OBRA DE ARTE


Para analisar e entender uma obra de arte é preciso considerar um conjunto de elementos que vamos dividir em dois grupos: o conteúdo e a forma da obra.

Conteúdo _______________________________________________________________

O conteúdo da obra é a parte descritível, uma cena, uma paisagem, uma variedade de objetos, algo cultural, histórico e socialmente reconhecível.

Figurativo - Quando identificamos algo do mundo real, ainda que as combinações possam ser estranhas ou absurdas. Um exemplo conhecido é a obra "Mona Lisa", de Leonardo da Vince, ao lado direito.

Abstrato - Quando as obras de arte não representam elementos do mundo real, só linhas, cores e formas. Os primeiros quadros abstracionistas surgiram por volta de 1910 e o autor considerado como “pai do abstracionismo” é Wassily Kandinsky (1866-1944) - Composição VIII, ao lado esquerdo.

Conceitual – Quando para o artista o importante é o conceito, a idéia, a atitude que se pretende apresentar. Para isso, a execução da obra fica em segundo plano. O artista pode usar fotografias, textos, vídeos, documentos, seus ou de outros. O que importa é a idéia concebida antes de ser executada a obra, como mostra a obra do brasileiro Cildo Meireles, ao lado.
Leia mais no endereço abaixo:
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3187


Nenhum comentário:

Postar um comentário